A situação é caótica em algumas regiões do Sul do Brasil devido a seca nesta safra 2011/2012. Muitas vezes somos enganados por "falsas" previsões de produção por analistas que preveem pequenas perdas na safra de soja e milho de 2012, sendo que a situação atual no campo é preocupante. No sul de MS, Paraná e RS as perdas podem ser consideradas graves neste momento da safra, podendo piorar caso não ocorram precipitações em curto prazo. A entrevista concedida hoje pelo produtor Rodinei Dalla Rosa de Santo Angelo-RS foi dramática e sincera, ele conseguiu demonstrar em poucos minutos o que realmente está ocorrendo nas lavouras de algumas regiões do Sul do Brasil (Confira a entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=h92Di9CToBk&feature=player_embedded ).
E agora? Como os produtores conseguirão continuar com sua atividade econômica?
Isso ocorre praticamente todos os anos no Brasil com maior ou menor intensidade. Para os produtores a dificuldade permanece e o endividamento é a consequência lógica.
Mais uma vez o sistema produtivo fica com as contas sem pagar e sem nenhuma ajuda do governo. A dificuldade de produzir no Brasil é impressionante, não existe nenhuma explicação cabível a essa postura dos governantes em relação a classe que mais ajuda o desenvolvimento do Brasil .
Agora o que resta aos produtores é tentar negociar as dívidas adquiridas nesta safra, sabendo que a dificuldade será enorme. Ah e Claro!! Sem esquecer que o produtor será acusado de caloteiro pela imprensa em algum momento.
Agora fica a esperança que as condições climáticas melhorem para a próxima safra, uma vez que esta safra está comprometida.
Izidro
A COOQUILEITE tem a honra de convidar os idealizadores deste blog para serem nosso seguidores assim como nos ja somos seguidores deste blog grato diretoria da COOQUILEITE.
ResponderExcluir