Artigo de Colaboradores:
Citricultura brasileira avança, mas ainda requer atenção para o manejo de doenças
Tratamento adequado dos pomares pode contribuir para a competitividade dos negócios
dos produtores interna e externamente
Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é responsável por 38% da produção mundial de laranja (19,1 milhões de toneladas) e 61% da produção mundial de suco de laranja (1,33 milhão de toneladas), com exportações chegando a 98%. Para a safra 2011/2012, a estimativa é de que sejam contabilizadas 387 milhões de caixas de 40,8 quilos.
No entanto, um dos principais riscos à evolução da citricultura brasileira ainda é o avanço de doenças, a exemplo da mancha preta dos cítricos (MPC), mais conhecida como pinta preta e causada pelo fungo Guignardia citricarpa. Por afetar os frutos, não provoca o apodrecimento direto, mas gera uma grande extensão de lesões na casca, sendo responsável pela depreciação comercial, principalmente para produções destinadas ao mercado in natura. Já quando o destino é industrial, embora os frutos não fiquem imprestáveis, a severidade da doença provoca queda prematura, ocasionando prejuízos em quantidade.
O proprietário Paulo Okuma conta que destina 700 hectares à citricultura e 90% da produção é feita para o mercado in natura, que exige frutos com alta qualidade. “Já tivemos muitos problemas com a pinta preta. Hoje fazemos um monitoramento minucioso, que começa antes mesmo da abertura das pétalas. Com a prevenção, diminuímos a perda de frutos prejudicados pelas doenças e conseguimos aumentar a produtividade em 15%”, explica.
“O controle da pinta preta está baseado no manejo adequado e preventivo. Como as infecções ocorrem no chumbinho da planta, não existe tratamento que consiga deter o posterior desenvolvimento das lesões”, ressalta Ricardo Baldassari, Agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience.
Sobre as Soluções Bayer CropScience
Para o controle da mancha preta, a Bayer CropScience disponibiliza aos citricultores um dos mais modernos e eficientes fungicidas - oFlint®, conhecido principalmente por suas características de redistribuição, permitindo que as frutas permaneçam no pé pelo período adequado ao seu pleno desenvolvimento.
Proteção de Cultivos
A Bayer CropScience acredita que pesquisa e inovação são a chave para os desafios da agricultura mundial, como a crescente demanda por alimentos, rações, fibras e matérias-primas renováveis, além de fatores como áreas restritas para a agricultura, falta de água e mudanças climáticas. Dessa forma, a empresa investe todos os anos aproximadamente € 500 milhões na pesquisa e no desenvolvimento de produtos modernos e inovadores, de alto desempenho e com excelente perfil ambiental. Com forte posição global e líder em diversos segmentos, a Bayer CropScience oferece aos agricultores um amplo portfólio de defensivos agrícolas como inseticidas, fungicidas, herbicidas e produtos para o tratamento de sementes, além de soluções sustentáveis e integradas que visam, principalmente, à melhoria da produtividade e da qualidade das lavouras. E é por tudo isso que a empresa vive, todos os dias, a missão “Science For A Better Life” (Ciência para uma Vida Melhor).
Sobre a Bayer CropScience
O Grupo Bayer é uma empresa global cujas principais atividades são focadas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subgrupo da Bayer AG e com faturamento anual em torno de EUR 6,830 bilhões (2010), é uma das líderes mundiais em inovação no segmento de ciências agrícolas voltadas para as áreas de Proteção de Cultivos, Sementes e Traits, além de Controle de Pragas Não-Agrícolas (Saúde Ambiental). A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável como para aplicações na área de Saúde Ambiental. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de mais de 20.700 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com 115 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br
Informações à imprensa
Bayer CropScience – Comunicação Corporativa
Fabiana Pinho – fabiana.pinho@bayer.com - tel: (11) 5694-7382 / 8644-8507
The Jeffrey Group
Nenhum comentário:
Postar um comentário